Tema do post: Perséfone - personagem da mitologia grega, pela qual eu fui muito interessada [mitologia grega], e os conhecimentos ainda estão aí - ou O Que Fazer Se A Sua Internet Está De Viadagem.
Nota: O post provavelmente contém erros ou omissões, que serão corrigidos quando a internet voltar ao normal e eu puder chechar no Gúgol, já que meu livro de mitologia ficou na minha cidade de origem. Mentira, porque provavelmente quando a internet voltar a funcionar eu vou ficar um tempão no msn, mas, enfim, eu arranjo um tempo.
Cora era filha de Deméter. Deméter era a deusa da agricultura, da natureza, dentre outras coisas. Certa vez, Cora brincava com algumas ninfas quando Hades, deus do Inferno, seu tio, apaixonado [ou atraído por ela/encantos dela, verificarei] pela garota, surgiu em uma carruagem do meio da terra e a levou - raptou - para o Inferno.
Deméter ficou desesperada, pois era sua única - verificar se era mesmo a única - filha, e muito amada. Interrogava a todos, e ninguém sabia lhe responder o que havia sucedido à Cora. Procurava, pesquisava, e sem resultados. Por fim, entrou em desespero. A terra parou de dar frutos e secou a morreu, tamanha era a infelicidade de Deméter.
Zeus comoveu-se - por outro lado, a situação estava insustentável, sem lavoura - e por fim fizeram um acordo com Hades: Cora - chamada de Perséfone, a rainha dos Infernos, quando lá ficava - ficaria seis meses na Terra, com a mãe, e seis meses no Inferno, com o marido.
Esse é também o mito da primavera, pois nos seis meses que Perséfone estava na Terra, sua mãe se alegrava, a terra florescia, tinha abundância, et cetera e blablablá - era o verão e a primavera. Nos seis meses em que Perséfone ficava no Inferno, porém, tudo morria, murchava, secava - era o outono e o inverno.
E quem não gostar de mitologia grega ou vier me chamar de nerd, vai levar porrada.
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Perséfone
You know you love me. XOXO, Giovana às 22:11
Tags: estações, internet, Mitologia grega
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 pessoas deram pitaco.:
Eu acho essa história bem interessante, muito parecida com Cupido e Psique. É uma dica que recebi para qualquer pessoa inteligente que gosta de metáforas. Leia mitologias gregas X;
Saudades, muitas saudades.
http://guilhermelima.wordpress.com/2007/
04/02/msn-bloqueado-na-empresa-tente-isso/
Junte-os na barra de endereço @_@
Apague isso, e caso já tenha lido isso aqui, comente aqui :)
Eu acho Eros e Psiquê COMPLETAMENTE diferentes da história de Perséfone. Mas ambas são histórias muito boas.
Postar um comentário